segunda-feira, 7 de junho de 2010

Câmeras em metamorfose

Estava hoje assistindo a um tele-jornal de veinculação nacional quando ao noticiarem um assalto a relojoaria em um famoso Shopping de São Paulo, a reporter focando as câmeras de CFTV do local, ridicularmente afirma 'as câmeras que ja nao garantem segurança'. O comentário dela deixa entendido que o sistema de segurança não surtiu efeito. Três pontos requerem atenção:

a) Geralmente as imagens captadas são utilizadas para lograr a prisão dos elementos envolvidos no crime após investigação;

b) Nem sempre caixas de proteção e domes fixadas são sinonimos de câmeras interligadas a um circuito fechado de tv com monitoramento de imagens. Infelizmente, muitos gestores ainda requerem a câmeras falsas ou somente as 'embalagens'.

c) As câmeras no mundo de hoje ainda não dão tiro, lançam redes sobre os ladrões, aplicam choques elétricos ou spray de pimenta. O recurso de CFTV é super eficiente e isto é comprovado em várias pesquisas e notícias, no entanto, muitos consumidores pensam que o eletrônico trabalha sozinho.

Acreditem: NÃO TRABALHA! As câmeras inibem, mas não correm atrás do bandido. É necessário que o sistema esteja interligado a uma central de monitoramento no próprio estabelecimento, numa empresa de monitoramento ou então na secretaria de segurança pública através das delegacias regionais, centro de monitoramento urbano, etc.

No dia em que as câmeras estiverem correndo sozinhas atrás dos meliantes, certamente os reporteres de hoje estarão sentados em casas, assistindo a microfones em entrevistas inteligentes com comentários fundamentados ao invés de críticas superficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário