sábado, 5 de setembro de 2009

Exemplo de Sucesso!

Os moradores do Edifício Buckingham, nos Jardins, em São Paulo, conhecem bem essa rotina. Nos últimos dez anos, houve três tentativas de invasão no edifício, segundo o zelador Joel Burlamaqui. As três foram evitadas pela desconfiança do porteiro, que se sentiu seguro em aplicar a regra seguida por todos.
“Nós investimos muito em segurança, mas, mais do que isso, em treinamento. Nossos funcionários são nossos, não são terceirizados. E eles fazem cursos de reciclagem de segurança a cada seis meses”, conta Burlamaqui.
Na última tentativa de arrastão, os assaltantes clonaram o carro de um dos moradores e tentaram entrar. O porteiro, no entanto, desconfiou do horário, diferente daquele em que o dono do veículo normalmente chegava em casa. “Ele também viu, pelo vulto, que tinha quatro pessoas dentro do carro”, conta o zelador.
O funcionário prendeu o carro na “gaiola” entre o portão principal e o que de fato dá entrada ao edifício. “Ele perguntou quem era, o cara disse que era o novo motorista. Ele pediu nome, RG, disse que ia falar com o morador. Daí eles ficaram nervosos, deram marcha ré no portão e fugiram”, conta.
As outras duas tentativas envolveram mulheres. Na primeira, uma grávida fingiu um mal estar e um homem bem vestido que a acompanhava pediu para entrar para usar o telefone. O porteiro disse que faria a ligação por eles. A dupla insistiu e o funcionário disse que tinha chamado a polícia para ajudar a grávida. Os dois fugiram. “O delegado viu a gravação e disse que estava atrás dos dois fazia tempo”, diz Burlamaqui.
Na terceira vez, uma mulher loira e uma morena disseram que tinham uma entrevista com um morador do prédio, mas desistiram após a insistência do porteiro em pedir dados pessoais.
A experiência de sucesso do edifício só foi possível porque os moradores aprenderam a obedecer as regras comuns, acredita Burlamaqui.
“Eles sabem que têm que avisar quando vão receber visitas e orientam seus visitantes a colaborar com a segurança”, afirma. “Aí a gente não fica na dúvida quando alguma coisa acontece fora do esperado.”

FONTE: website G1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário